Lula diz que irá ao enterro de Mujica e exalta ex-presidente
- Neriel Lopez
- 14 de mai.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá ao velório e enterro do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, que morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos.
Ainda na China, onde cumpriu visita oficial, o petista concedeu uma entrevista coletiva a jornalistas brasileiros, chineses e de outros países, onde confirmou a viagem para se despedir do velho amigo.
– Eu pretendo, chegando a Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica, porque o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para gente, com demonstração de muita dignidade e de muito respeito – afirmou Lula.
Após a entrevista, em Pequim, o presidente e sua comitiva embarcaram de volta ao Brasil; a previsão de chegada é na noite desta quarta-feira (14).
O velório de Mujica ocorrerá no Palácio Legislativo, em Montevidéu.
Lula já tinha se manifestado, mais cedo, em nota oficial, sobre a morte de Mujica e destacou seu legado político e social.
Na coletiva de imprensa, ele reforçou sua homenagem à memória do ex-presidente uruguaio, que chegou a ficar 12 anos preso por perseguição política da ditadura no país vizinho.
Por causa da morte de Mujica, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), decretou luto oficial de três dias no Brasil. As informações são da Agência Brasil.