Reajustes salariais em novembro apresentam menor ganho real do ano, aponta SalariƓmetro da Fipe
- Neriel Lopez
- 26 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

O reajuste salarial mediano de novembro foi de 5,0%, enquanto o aumento mĆ©dio ficou em 5,3%, conforme dados do SalariĆ“metro da Fundação Instituto de Pesquisas EconĆ“micas (Fipe). Apesar do maior Ćndice Nacional de PreƧos ao Consumidor (INPC) acumulado do ano, de 4,6%, o ganho real mediano foi o menor registrado em 2024, alcanƧando apenas 0,4%. Conforme a Fipe, a alta da inflação estĆ” revertendo a tendĆŖncia de ganhos reais, reduzindo a proporção de reajustes salariais acima da inflação. Em novembro, 72,8% dos reajustes superaram o INPC, abaixo da mĆ©dia de 86,2% observada entre janeiro e novembro deste ano. Por outro lado, os reajustes que ficaram āabaixoā da inflação subiram para 13,4%, ante uma mĆ©dia de 3,8% no mesmo perĆodo.
SalĆ”rio mĆnimo e projeƧƵes futuras
O piso salarial mediano de novembro foi de R$ 1.677, equivalente a 18,8% acima do salĆ”rio mĆnimo nacional. A Fipe projeta que o INPC acumulado para as próximas datas-base fique abaixo de 5,0% atĆ© marƧo de 2025, com uma estimativa de 4,8% para dezembro.
Desempenho regional e setorial
Os reajustes reais medianos se destacaram nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, todas com 1,3%, seguidas pelos acordos interestaduais (1,1%), Nordeste (1,0%) e Sul (1,0%). Por segmento, os maiores ganhos reais foram registrados na agricultura, na indústria de transformação e na construção civil, com 1,3% cada. Em seguida, vieram os setores de serviços (1,2%) e comércio (1,2%), enquanto a indústria extrativa apresentou um reajuste real mediano de 1,0%.